
Não faz sentido olhar muito para notícias, quando o que mais importa são os gráficos. Pessoalmente me lembro como o mercado tinha medo do Joe Biden eleito, na última eleição contra o Trump, e o que veio depois foi uma mega bear trap, e um belo rally que durou meses. Abaixo vamos analisar o que os mercados fizerem na véspera e pós eleição.

Acima temos gráfico pré e pós eleições presidências de 2012,2016, 2020, respectivamente, e ainda que o mercado aparentemente tenha se decepcionado com o resultado e caído, como em 2016, o mercado veio a subir semanas depois. Tudo isso porque o mercado já estava em tendência de alta, e não é uma notícia ou um único evento que vai mudar a tendência da noite para o dia.

Atualmente o contexto gráfico, também é de uma tendência de alta principalmente nos prazos maiores, como semanal e mensal, a tendência foi forte durante todo o ano, e creio que dificilmente se enfraquecerá no último trimestre do ano, o período mais sazonal de alta, principalmente em anos de eleição.
Então, mesmo que o resultado decepcione as expectativas do mercado e o mercado venha a cair é bem provável que o mercado se recupere e renove máximas no ano.
Analisando o Bitcoin…

Pegando também as últimas 3 eleições, o Bitcoin tem um histórico excelente, independente do presidente eleito. Todas as vezes o mercado estava em uma tendência de alta, no meio de seu ciclo e pós halving. Nem um dos eventos mais importantes do ano conseguiu mudar sua trajetória de alta.

No momento atual, estamos testando a máxima histórica, as véspera de uma eleição, em um ciclo de alta, não imagino que dessa vez os resultados das eleições possam mudar o curso da tendência atual, acredito que teremos lenha para queimar, porém que se distrair com a fumaça ficará para trás.
Se quiser ter uma análise mais completa sobre o momento atual do Bitcoin, sugiro acessar minha newsletter semanal no Substack do CriptoFlow, clicando aqui.

